Normas e Instruções

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E PÔSTERES ELETRÔNICOS

Datas importantes

Planejado
CATEGORIAS Data de Início Data Fim
Submissão Resumos (port./inglês) 22/jun 03/ago
Divulgação Aprovados e Premiados 10/set 10/set
Envio de E-Pôsteres* Obrigatório para todos os aprovados 10/set 20/set (novo prazo)

SUBMETA SEU RESUMO 

Após ler atentamente as normas e instruções apresentadas nesta página, acesse o sistema de submissão de resumos para enviar seu trabalho ao XXV Congresso SBTMO 2021. 

Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais do Congresso, em edição especial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT), o periódico científico oficial da SBTMO.  

MELHORES TRABALHOS DO CONGRESSO

Em incentivo à Programação e Produção Científica, durante o Congresso, os melhores trabalhos concorrerão ao prêmio:

  • Prêmio Mary Flowers para o melhor trabalho em aspectos clínicos do TCTH
  • Prêmio Júlio Voltarelli para o melhor trabalho em terapia celular e pesquisa básica
  • Prêmio Fani Job para o melhor trabalho multidisciplinar
  • Prêmio Ricardo Pasquini – Jovem Cientista para o melhor trabalho de autor com idade igual ou menor 35 anos 
  • Prêmio Carmem Bonfim de melhor trabalho na área de Pediatria
  • Prêmio Nelson Hamerschlak e Marcelo Pasquini para o melhor trabalho na área de Gerenciamento de Dados (NOVO!)
  • Prêmio Alírio Pfiffer de melhor trabalho na área de Falência Medular 

Os melhores trabalhos serão apresentados oralmente durante o programa do Congresso, no dia 7 de outubro.

DAS ÁREAS E SUBÁREAS

  1. TCTH Alogênico
  2. TCTH Autólogo
  3. Temas no TCTH Pediátrico
  4. Complicações Infecciosas
  5. Complicações Não-Infecciosas
  6. Multidisciplinar
    1. Enfermagem
    2. Farmácia
    3. Fisioterapia
    4. Nutrição
    5. Odontologia
    6. Psicologia
    7. Serviço Social
    8. Terapia Ocupacional
    9. Outros
  7. Qualidade e Gerenciamento de dados
  8. Hemoterapia e Terapia Celular

INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E CONFECÇÃO DE PÔSTER ELETRÔNICO

  • A submissão do resumo e envio do e-pôster deve ser realizada exclusivamente por meio eletrônico, através do site do Congresso (observe atentamente as instruções que se seguem nesta página)
  • O autor deve inserir seu resumo no sistema de submissão eletrônico, conforme indicação no formulário, sendo permitido apenas neste espaço optar pelo idioma de preferência (inglês ou português).
  • Além de preencher os dados no sistema de submissão conforme descrito no item acima, o autor deve também inserir seu resumo no formato .doc ou .docx. Atenção: esta versão do trabalho deve ser elaborada obrigatoriamente em inglês, para que, caso aprovado, o resumo seja publicado na edição “Anais do XXV Congresso da SBTMO”, no periódico “Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT)”.
  • A elaboração do e-pôster é obrigatória. O autor poderá optar por elaborar seu e-pôster em português ou inglês.
  • Para submeter o resumo, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso.
  • Não há limite de número de trabalhos por autor, bem como não há limite de autores por resumo.
  • Antes de submeter o resumo, revise o trabalho com atenção. Após o encerramento do período de submissão, não serão aceitas mudanças.

NOTA IMPORTANTE:  Desde a edição 2020, os trabalhos aprovados no Congresso SBTMO passaram a ser publicados no Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT), o periódico científico oficial da SBTMO. Com isso, atendendo às normas editoriais da revista, passou a ser obrigatório o envio do trabalho em inglês, anexado no sistema de submissão de resumos em arquivo em .doc ou .docx. Assim, solicitamos aos autores atentarem para o espaço indicado no sistema de submissão para upload do seu trabalho em inglês. O preenchimento dos dados solicitados no formulário de submissão poderá ser feito em português ou inglês, conforme preferência do autor.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E INSCRIÇÃO DO RESUMO – TRABALHO CIENTÍFICO

1) DA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO PARA INSERÇÃO NO SISTEMA DE SUBMISSÃO.
(VERSÃO ACEITA EM PORTUGUÊS OU INGLÊS)

Título

Até 300 caracteres, incluindo espaços. O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo. Não utilizar abreviações, nome de autores e nome do centro no título. Ser escrito em letras maiúsculas.

Autores

Nome completo dos autores e nome de citação [Nomes dos autores e coautores na ordem direta e sem abreviações.

Instituição

Os autores poderão inserir até dois vínculos institucionais atrelados ao seu nome, desde que as instituições sejam do mesmo estado e cidade

Corpo do resumo

O conteúdo deverá ser inserido exclusivamente na plataforma do sistema de submissão, em espaço pré-determinado e indicado na plataforma para este fim.

O resumo deve ser estruturado e não deve exceder 3000 caracteres, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, assegurando o anonimato na avaliação.

Deve conter, obrigatoriamente:

Introdução: o autor deverá apresentar a razão de realizar o trabalho.

Objetivo: pergunta do estudo, que deve ser respondida na conclusão.

Casuística: pacientes incluídos no estudo (se aplicável)

Método: a metodologia utilizada, incluindo método de análise estatística.

Resultados: destacar os principais resultados obtidos no estudo.

Conclusões: resposta ao objetivo, impacto sobre o conhecimento atual, próximos passos.

Devem ser apresentados em texto como único parágrafo, a serem incluídos no espaço destinado na plataforma de submissão de resumos.

Fotos e tabelas 

Deverão ser inseridos no mesmo espaço determinado para inclusão do conteúdo do resumo, logo após o texto corrido.

Palavras-chave: as palavras-chave devem vir imediatamente abaixo do resumo e serem separadas por ponto. Listar três a dez descritores.

Financiadores (campo não obrigatório): Indicar agentes financiadores da pesquisa, se existirem.

2) DA VERSÃO EM INGLÊS DO RESUMO – para os ANAIS DO CONGRESSO

  • A versão em inglês do resumo é obrigatória pois os trabalhos aprovados serão publicados no periódico científico “Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy” (JBMTCT), na edição especial de Anais do XXV Congresso SBTMO 2021.
  • O resumo em inglês deve ser inserido no sistema obrigatoriamente em arquivo .doc ou .docx e digitado em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo em todo o documento (incluindo tabelas), com margens de 2,5 cm e alinhamento à esquerda. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito
  • Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar por extenso a abreviatura e/ou sigla entre parênteses.
  • No sistema de submissão de resumos haverá um campo específico para a inserção (upload) do arquivo do resumo em inglês. Verifique atentamente se o arquivo está completo – contendo nome do trabalho, autores e seus vínculos institucionais e a íntegra do resumo.(SBTMO 2021 – MODELO ARQUIVO EM INGLÊS – PARA ANAIS)
  • Imagens ou tabelas, se houver, deverão ser inseridas no arquivo .doc ou .docx.

3) DO PÔSTER ELETRÔNICO

  • O e-pôster é obrigatório e deve ser enviado conforme cronograma de datas apresentado acima, em “datas importantes”.
  • O autor pode redigir o e-pôster em português ou inglês

CLIQUE AQUI para baixar o Template Padrão do E-PÔSTER 

FORMATAÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO 

Os resumos no formato e-pôster devem seguir algumas orientações importantes:

  • Será necessário produzir o seu E-pôster, utilizando o template padrão do Congresso. Não mudar a formatação disponível (Retrato; Largura: 19,0 cm; Altura: 33,8 cm). Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
  • O e-pôster deverá ser auto-explicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico de contato do autor principal.
  • Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 11 para o título, 9 para conteúdos gerais e 7 para referências. Utilize negrito nas letras, evite o itálico. Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço), em letra menor, deverão constar o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais, separados por ponto e vírgula.
  • Será permitido inserir imagem, fotos e tabelas. Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB por arquivo anexo).
  • Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível no sistema de submissão de resumos, em local indicado na plataforma oficial de envio dos trabalhos. Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. Sua apresentação poderá ter no máximo 1 página de PDF. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.
  • Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. Descrever os conflitos de interesse dos autores quando aplicável.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Considerações éticas: Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais sempre que cabível. Informações que possam identificar uma pessoa participante de uma pesquisa não devem ser publicadas.
  • Os certificados de trabalhos serão disponibilizados online após a realização do Congresso. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com os nomes de todos ou autores.
  • Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Os trabalhos serão analisados levando em conta a originalidade, impacto que tem para o cuidado dos pacientes transplantados, bem como para a compreensão da ciência e prática relacionadas ao TMO. 
  • A Comissão Científica reserva-se o direito de designar a forma de apresentação do trabalho, se na modalidade apresentação oral ou pôster eletrônico. A comissão avaliadora será soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação.
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se selecionado para apresentação oral durante o Congresso.
  • Ao submeterem seus resumos, os autores autorizam a SBTMO – Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea, a publicar o resumo com finalidade de divulgação do XXIV Congresso da SBTMO em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer direito autoral.
  • Resumos incompletos, sem apresentação de resultados ou resumos de projetos, não serão aceitos.
  • Certifique-se de que o e-mail informado no cadastramento do trabalho e na inscrição do Congresso esteja correto, pois todas as informações serão veiculadas por meio dele.



    Em caso de dúvidas, entrar em contato o atendimento SBTMO através do número (21) 98493-4613 (Número vinculado ao WhatsApp) ou e-mail comunicacao@sbtmo.org.br